terça-feira, 5 de outubro de 2010

A Web 2.0 e a Educação do Futuro


A primeira geração da Internet ou Web 1.0 teve como principal atributo a enorme quantidade de informações disponibilizadas e que todos podiam acessar. O papel do usuário, no entanto, era de mero espectador da página que visitava.

A introdução da Web 2.0 mudou o paradigma da internet. Muitos usuários, devido à rapidez da mudança, nem se deram conta. A filosofia agora prima pela facilidade de publicação e armazenamento de textos, ou seja, tem como principal objetivo tornar a web um ambiente social e acessível a todos os usuários, um espaço onde cada um seleciona e controla a informação de acordo com as suas necessidades e interesses.

São exemplos de ferramentas da web 2.0 o Blog, Wikipédia, Podcast, Hi5, Del.icio.us, Orkut, Youtube. Várias delas com grande potencial para serem usadas na educação. Segundo VEEN e VRAKKING (2009), os alunos das escolas de hoje são digitais, acostumados a ambientes interativos e colaborativos. No entanto, a escola permanece analógica, com aulas centradas no professor e ou no material didático sem hipertextualidade tridimensional da web. Dá até para entender casos de apatia e até indisciplina na escola.

É preciso conhecer, analisar e incorporar várias destas novas tecnologias para manter o aluno ligado na sala de aula, sentindo-se em casa, no que se refere a métodos e conteúdos atrativos, qualidade e quantidade de informações disponíveis.

Fontes:
- FIALHO, Vanessa Ribas (2009). Do Vídeocassete ao Youtube. A (R)evolução do uso do vídeo na sala de aula de Línguas Estrangeiras. III Encontro Nacional sobre Hipertexto.
- COUTINHO, Clara Pereira et Al (2007). Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas 2.0. SIIE' 2007.

Um comentário:

  1. Wladimir, gostei bastante desse post! A linha do tempo, juntamente com as características da Web 2.0 são bem elucidativas...

    Obrigada pelos comentários lá no blog!
    []s

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...