O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa.
Em seu processo de criação, o professor “navega” na rede, coleta informações de interesse e indica sites para os alunos, a respeito de determinada temática. Em seguida, os estudantes seguem as orientações do professor, consultando as páginas sugeridas e respondendo às perguntas da atividade. Ao término, os alunos contam com extensa gama de informações na área pesquisada.
As fontes podem ser livros, vídeos, e mesmo pessoas a entrevistar, mas normalmente são sites ou páginas na Web.
Como regra geral, uma WebQuest é constituída de sete seções:
- Introdução
- Tarefa
- Processo
- Fontes de informação
- Avaliação
- Conclusão
- Créditos
A metodologia WebQuest pode ajudar o professor a atingir os seguintes objetivos: modernizar modos de fazer educação, garantir acesso a informações autênticas e atualizadas, transformar informações ativamente, incentivar a criatividade, favorecer o compatilhar de saberes pedagógicos.
Referências:
José Wladimir,
ResponderExcluirTeu blog ficou muito bom, com contribuições muito interessantes.
Parabéns!
Adriana
Ola Wladimir,
ResponderExcluirO Educação e Ciberespaço agradece a citação e te parabeniza por este excelente blog. E deixamos registrado nosso apreço na seção "Agradecimentos" do blog.
Um abraço!
Glaucio Machado
Gostei do post e das sugestões de sites (referências).
ResponderExcluirContinue atualizando!!!
Abs, Liciane
Oi Wladimir!
ResponderExcluirComo sempre... você se superou...
Está muito bom seu blog.
Abraços
Diloê
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir